Paisagem urbana e relevo

Quarta-feira, 08 de junho de 2011.

       Notoriamente, o relevo é uma dos elementos que mais interfere na paisagem urbana. Em países com dimensões continentais como o Brasil, a diversidade de formas de relevo é muito grande fazendo com que as paisagens urbanas sejam das mais diversas.

       As formas de relevo predominantes no relevo brasileiro são:
  • PLANALTOS: São formações elevadas e onduladas com altitudes superiores a 300 metros, sendo a forma de relevo de maior ocorrência no país.

       Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, está situada em plena Serra dos Órgãos (Serras e Planaltos do Leste). É um exemplo claro do condicionamento da cidade à forma de relevo. As ruas não possuem um traçado retilíneo, pois são traçadas entre as encostas, nos pontos menos acidentados e mais favoráveis à ocupação. Em função disso, as cidades situadas em regiões com este tipo de relevo são mais “espalhadas”, com alternância entre áreas ocupadas e desocupadas.



Teresópolis - RJ









Teresópolis - RJ









Anápolis - GO. Embora as ondulações do relevo sejam menores,
elas também estão presentes na paisagem urbana da cidade.






Anápolis - GO.






Campos do Jordão - SP.
Outra cidade caracterizada pelo relevo montanhoso.






Ubá - MG.
A cidade apresenta características comuns à grande maioria das cidades
 mineiras, por estar situada numa região predominantemente montanhosa.






Aspecto montanhoso no centro de Ubá (MG).






  • DEPRESSÕES: São áreas rebaixadas (geralmente planas) em função de longos processos erosivos. São áreas de transição entre os planaltos e as planícies.
       A cidade paraense de Santarém, está situada na depressão da Amazônia Ocidental, a uma altitude média de 35 metros. O relevo plano faz com que a cidade tenha o aspecto de um "tabuleiro de xadrex", com ruas retilíneas e perpendiculares.




Vista geral de Santarém - PA






Santarém - PA






Vista aérea de Santarém - PA








       Outras cidades situadas sobre depressões são:



Ananindeua - PA



Ananindeua - PA






Itaituba - PA








Itaituba - PA




Manacapuru - AM








Manacapuru - AM












  • PLANÍCIES: Superfícies extremamente planas em função da deposição de sedimentos de origem marinha ou fluvial. Por conta disso, esta forma de relevo ocorre principalmente no litoral. 


       Belém do Pará é um típico exemplo de cidade situada sobre planícies litorâneas, bem como Oiapoque (AP), Macapá (AP), Castanhal (PA), entre outras.
       Em função do relevo plano, estas cidades também se apresentam espalhadas e com ruas retilíneas em formato de "tabuleiro de xadrez"...


Belém - PA



Belém - PA



Oiapoque - AP




Macapá - AP




Macapá - AP




Castanhal - PA


     




       As imagens aqui mostradas, reafirmam o quanto o relevo influencia na constituição da paisagem urbana das diversas cidades. É possível saber a região onde determinada cidade está localizada através da de sua forma de relevo, apenas observando uma fotografia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei bastante das imagens se todo mundo tama-se conciência do mal que esta fazendo com a natureza não poluia nem desmatava as florestas e rios.!!!!!!!!!!!!!!!!